+44 7403904507

info@javanahtravel.com

Cultura de Angola, Costumes e Línguas para descobrir quando visita Luanda

Cultura de Angola

Cultura de Angola, ao visitar Angola tem a sua espera vários costumes e Línguas para descobrir, uma diversidade culural imensa, bem como os distintos grupos étnicos e as variações linguísticas, que fazem deste um país de conteúdo histórico-cultural interessante!

Cultura

Angola é um país localizado no sul de África. É banhado pelo oceano Atlântico, possui rios de grandes cursos e diversas formações vegetais, como florestas, savanas e desertos. A sua história é marcada pela colonização portuguesa, que influenciou as práticas culturais da população, como a língua e a religião. Por outro lado está também a forte influência das línguas locais e dos vários grupos étnicos e suas práticas.

O clima de Angola é caracterizado por duas estações bem definidas:
1. Verão – quente e úmida
2. Inverno – fria e seca

A cultura angolana é muito rica e diversificada, com destaque para a prática de danças tradicionais local, do artesanato, que é tradicionalmente produzido em madeira, como estátuas, amuletos, instrumentos musicais, máscaras para danças de rituais, objectos de uso comum, ricamente ornamentados e pinturas de arte.

Destacam-se também as festividades populares, que estão ligadas à influência da religião cristã e ao conjunto de práticas dos povos ancestrais angolanos. A culinária típica do país é composta por pratos diversificados de receitas únicas.

Os Grupos Étnicos de Angola e Línguas

Ao visitar Angola, poderá deparar-se com diferentes realidades que envolvem lígua e comportamentos. Tal situação é resultante da variedade linguística e dos distintos grupos étnicos no país.

Os grupos etnolinguísticos de Angola estão divididos em Bantu e Não Bantu, que formam onze subgrupos no total. Dos Bantu destacam-se os Quicongo, os Quimbundu, os Lunda-Chócue, os Umbundu, os Ganguela, os Nhaneca-Humbe, os Ambós, os Herero e os Cuangar. E os Não-Bantu estão subdivididos em Khoisan (Hotentote-Bochimane) e Vátua.

Para além de vários dialectos, o Português é a língua oficial de Angola. São mais de vinte línguas nacionais faladas em várias regions do país.

Depois do português, a Língua com mais falantes é o Umbundo, falado na região centro-sul de Angola. Segue o Quimbundo que representa a terceira língua nacional mais falada, é uma língua com grande relevância, por ser a língua da capital. Foi esta língua que deu muitos vocábulos à língua portuguesa e vice-versa. O Quicongo é a língua falada na região do norte e tem vários dialétos. O chócue é falado no leste. Se destacam também o Cuanhama, o Nhaneca Humbi e o Nganguela. São várias vertentes linguísticas que se têm expandido por todo território que representam línguas de origem Bantu faladas em Angola.

No sul de Angola são ainda faladas outras línguas do grupo Khoisan, faladas pelos San, também chamados Bosquímanos.

Embora as línguas nacionais sejam as línguas maternas da maioria da população, o português é a primeira língua, sendo a língua oficial de Angola.

Festas Populares e cultura de angola

O país representa uma tradição definida, que integra um conjunto de actividades de caracter cultural, recreativo, desportivo e até mesmo religioso. Estas actividades são as chamadas festas típicas ou festas populares. Como sugestão, a seguir iremos lhe apresentar algumas destas actividades com datas específicas para que tenha uma boa experiência quando visitar Angola.

1 – Festas do Mar – Estas festas tradicionais têm lugar na cidade do Namibe, provêm de antiga tradição com carácter cultural, recreativo e desportivo. Realizam-se na época de verão e é habitual terem exposições de produtos relacionados com a agricultura, pescas, construção civil, petróleos e agro-pecuária;

2 – Carnaval – O calnaval é a festa popular de manifestação cultural de Angola. É um evento que não tem data fíxa, podendo alterar todos os anos entre o mês de Fevereiro e Março, mas para 2024 está marcado para 13 de Fevereiro.

Os angolanos são amantes do carnaval, a festa se assemelha muito à do Brasil, pois o costume também foi introduzido pelos europeus. Mas o carnaval é marcado por danças típicas de cada região do país. Em Luanda e em todo o território os diferentes grupos carnavalescos desfilam com os trajes tradicionais, batuques, reco-recos, marimba e ao som do apito. Predominam nas fantasias dos grupos as cores amarela, vermelha e preta, que estão presentes na bandeira de Angola.

Festa de Carnaval
Carnaval em Angola

Esta festa é de grande relevância porque inclui aspectos importantes para a definição social do país. Temas sociopolíticos, situações sociais e personalidades viram caricaturas no carnaval angolano. O acto tem o ponto mais alto em desfiles de carros alegóricos e de grupos de dança na Marginal de Luanda – Avenida 4 de Fevereiro.

3 – Festa da Nossa Senhora da Muxima –  É uma festividade católica anual ocorrida na cidade angolana da Muxima, na província de Luanda. É dedicada a Nossa Senhora da Conceição da Muxima ou simplesmente Mamã Muxima como também é conhecida pelos fiéis.

Festas Da Muxima

É realizada todos anos, em fins de agosto e início de setembro, onde milhares de peregrinos católicos de Angola e de toda África acorrem ao Santuário da Muxima, que está localizado no Município da Quissama e durante todo o ano recebe milhares de fiéis. É uma festa muito popular que inevitavelmente atrai inúmeros turistas, pelas suas características religiosas.

Se estiver em Angola, nas datas das festividades aqui descritas então não deixa de participar nestes eventos, pois vai poder saber mais sobre a cultura, ter a melhor opção de entretenimento e turismo. E ainda vai poder adquirir produtos diversos disponíveis no local.

Pratos Típicos e cultura de angola

O prato típico de Angola que representa a base da diéta é o funge, uma espécie de massa concentrada feita com farinha de mandioca ou de milho. O acompanhamento pode ser feito com a Quizaca (folhas da mandioca), com o Calulo (feito com o peixe fresco ou seco e também de carne seca), com Cabidela de galinha (ao molho pardo), com a Muamba (prato à base de galinha, amendoim, quiabos e outros temperos) ou ainda com o feijão preparado com o óleo de palma (azeite de dendê). Para além do funge, pode experimentar um Mufete, que é um prato feito a base de peixe grosso grelhado, acompanhado de feijão de olho de palma com batata doce ou banana cozida, farinha de mandioca e molho de cebola.

Pratos Típicos
Pratos Típicos

Se a preferência for frutos do mar vai poder experimentar os pratos preparados à base de lagosta ou camarão, que podem ser encontrados a preços convidativos em vários restaurantes e bares da cidade e também na orla da ilha do cabo e na ilha do Mussulo em Luanda.

A Cultura nas Artes

Na Dança – Apesar do domínio dos Portugueses, Angola acabou por sofrer também influência de outras culturas e a música anuncia a riqueza artística de Angola com estilos como a Kizomba, o Semba, a Rebita, a Cabetula, a Kilapanga e os novos estilos, como o Zouk e o Kuduro, que num rítmo único e característico imprimem danças que  animam e entretêm qualquer visitante. 

No Artesanato – A arte da máscara em Angola e as esculturas, como a maioria da arte africana,  não são criações meramente estéticas, elas têm um papel importante em rituais culturais, que representam a vida e a morte, a passagem da infância à vida adulta, a celebração de uma nova colheita e o começo da estação da caça. Os artesãos angolanos trabalham madeira, bronze e marfim para obterem o resultado desejado nas suas obras.

Cada grupo étnico-linguístico em Angola tem seus próprios traços artísticos originais. A figura com mais destaque dentre as quais  é o Pensador do grupo Lunda-Chócue, uma obra-prima da harmonia e simetria desta linha. É de realce também a máscara Mwana Pwô, que é exibida pelos dançarinos masculinos em seus rituais de puberdade. A região nordeste de Angola é conhecido também por suas artes plásticas de grande representatividade.

Máscaras da cultura angolana
Imagem do Pensador com a máscara Mwana Pôw

Na Pintura – Há muito que esta área vem representando o conteúdo histórico e cultural do povo angolano. São manifestados traços que representam um conjunto de actividades do quotidiano, onde se insere a pesca, a caça, a agricultura, o comercio ambulante (com destaque à famosa zungueira). E também são representadas as belas paisagens tropicais, com realce às cores vivas que preenchem a beleza encantadora deste país acolhedor.

Se o turismo e o conjunto diversificado de elementos culturais é a sua preferência quando for a viajar, então tenha uma aventura de descobertas incríveis visitando Angola.

Junte-se a um excelente grupo de fãs e amantes de viagens curtindo-nos no Facebook, e seguindo no Youtube, Twitter e Instagram.

Se você gostou da história, inscreva-se no newsletter semanal da Javanah Travel chamado “Lista Lugares Extraordinários”. que é uma seleção de sítios ou lugares escolhidos a dedo que promovemos para dar a conhecer aos amantes de viagens novos lugares que podem incluir como próximo destino, estas sugestões chega a sua caixa de correio todas as sextas-feiras.

Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

DICAS E PROMOÇÕES

SUBSCREVA

Receba dicas de viagens, promoções, descontos e descubra vantagens incríveis para a sua próxima saída.