Angola é um país localizado no sul da África, com vários pontos atrativos que por um lado abrange praias tropicais que contrastam com a paisagem de edificação moderna ao longo da costa do oceano Atlântico e por outro lado com um sistema diversificado de rios e desertos que realçam as exuberantes paisagens naturais.
Neste artigo lhe falaremos sobre 5 pontos de curiosidade atrativa existentes em Angola e que esperam pela sua visita e exploração numa verdadeira aventura de contacto com o meio ambiente.
Ilha de Luanda
A Ilha de Luanda é um lugar de lazer que recebe inúmeras visitas diárias, pela sua beleza, praias exóticas, hotéis de alto padrão e restaurantes que servem os melhores frutos do mar que o oceano atlântico dispõe.
Também conhecida como Ilha do Cabo, a Ilha de Luanda é um cordão litoral em Angola composto por uma estreita língua de terra com 7 km de comprimento que, separando a cidade de Luanda do Oceano Atlântico, cria a Baía de Luanda.
A Ilha, como a chamam os habitantes de Luanda, encontra-se ligada à cidade por um pequeno istmo no sopé da Fortaleza de São Miguel. É por excelência o local de divertimento e lazer dos luandenses e das demais pessoas que desejam conhecer a ilha do cabo, podendo aqui encontrar-se uma grande variedade de pontos de atração turísticas, como já referimos, que se reflete dos hotéis aos restaurantes junto ao mar, dos bares às discotecas, sem esquecer os mercados de rua, as inevitáveis praias e a marina.
Na ilha está localizada a Igreja da Nossa Senhora do Cabo, a mais antiga de Angola, fundada em 1575 pelos quarenta portugueses que viviam na ilha antes da mudança da cidade de Luanda para o continente.
Conhecer a Ilha é conhecer o ponto de partida da história do povo Luandense.
O que fazer na Ilha
A Ilha é um ponto que atrai o visitante para várias modalidades de lazer e diversão. Estando neste local, poderá optar em fazer praia, contemplando a bela paisagem, fazer exercícios físicos, refrescar com uma bebida em um bar, provar os variados pratos típicos num dos restaurantes, hospedar-se num hotel por uma noite confortável ou, se preferir, poderá ir a uma festa noturna numa das discotecas locais.
E ainda poderá participar à Festa da Iha, que é um evento de realização periódica, onde se faz exposições de artes de artistas nacionais e show de música ao vivo com músicos nacionais e internacionais.
Hotéis dispiníveis na Ilha de Luanda
A Ilha de Luanda dispõe de hotéis que elevam o grau de satisfação dos hóspedes com estruturas e serviços de ótima qualidade. Se hospedar num destes hotéis, terá uma estadia acompanhada com inúmeros privilégios. Como opção poderá visitar os seguintes hotéis:
- Hotel Ilha Mar;
- Hotel Praia Mar;
- Hotel Marinha;
- Hospedaria Mar Azul.
- Hotel Panorama
Casas Nocturnas
Na Ilha são realizadas as melhores festas noturnas da cidade de Luanda, com artistas nacionais e internacionais. Aos finais de semana o policiamento é triplicado de forma a reduzir a sinistralidade rodoviária. Podemos destacar as seguintes casas noturnas como opções:
- Tamariz
- Maiami Beach
- Lookal Beach Club
Estes são os lugares de referência que lhe vão garantir a melhor diversão na noite se visitar a Ilha de Luanda.
Visite a Ilha em Luanda, terá o privilégio de conhecer todos os pontos aqui referidos e muito mais que irá descobrir para o seu encanto!
Quedas de Kalandula em Malaje
As Quedas de Kalandula estão localizadas na província de Malange, especificamente no rio Lucala, o mais importante afluente do rio Cuanza, e ficam a aproximadamente 420 km de distância da capital Luanda. Vale a pena o trajecto para confirmar um verdadeiro espetáculo de beleza natural!
Esta atração natural é um lugar de absoluta tranquilidade, o que facilita uma boa contemplação do visitante. Pela sua autenticidade é uma região recomendada por turistas de vários pontos do mundo. Estas cataratas têm uma beleza incrível e ocupa o segundo lugar entre as maiores do continente africano, depois das Cataratas de Vitória no Zimbabwe.
Por isso o grande destaque de Malanje não poderia ser outro, as Quedas de Kalandula são muito conhecidas pelo facto deste ponto turístico já ter constado na lista das 7 maravilhas naturais do mundo.
Como indica o nome, estas são quedas de água, as quais estão no município de Calandula, a cerca de 80 km da capital da província de Malange. Dessa forma, a distância, de carro, é de aproximadamente uma hora.
Se visitar as Quedas, não deixe de solicitar por um guia local para melhor indicação da região, recomendamos também que busque admirar as quedas sob perspectivas diferentes. Por exemplo, procure vê-las do fundo e também do topo, para ter noções distintas que trazem belezas complementares.
A Serra da Leba na Huíla
A Serra da Leba é uma formação montanhosa que dispõe de uma excelente paisagem, é um lugar que suscita a atenção de milhares de turistas em Angola.
A Serra da Leba tem aproximadamente 20 quilômetros de extensão e dispõe de uma altitude de 1800 metros. No topo da montanha é possível apreciar a beleza dos rios, das florestas e a vista incrível das cidades da Humpata e de Lubango que se encontram a longos quilómetros de distância.
Nesta região da Serra da Leba encontra-se um dos postais de visita obrigatório que é a Fenda de Tundavala, um ponto turístico que chama atenção pelas suas rochas, altitudes e o abismo que é observado no topo das rochas montanhas.
Está localizada no sul de Angola, entre as fronteiras da província da Huíla e de Namibe.
Características
A estrada foi construída na década de 1970 e situa-se no meio da montanha, na estrada EN-280. Uma das características mais relevantes são as curvas, que foram projetadas de uma forma serpenteada, que garantem a perfeita ilustração da paisagem ao longo do percurso.
O que fazer
Ao visitar a Serra da Leba para melhor aproveitamento do momento no local, lhe sugerimos que comece por fazer registos fotográficos das formações rochosas, paisagens, áreas verdes e vida selvagem. Também é de sugestão fazer uma trilha na floresta acompanhado de um guia turístico, ou ainda escalar montanhas em áreas específicas.
Miradouro da Lua em Luanda
O Miradouro da Lua é um conjunto de falésias 40 km a sul de Luanda, no município de Belas, em Angola. O Miradouro é considerada uma das atrações turísticas mais visitada de Angola.
Ao longo do tempo, a erosão provocada pelo vento e pela chuva foi criando a paisagem de tipo lunar que hoje encontramos. O Miradouro da Lua é um ponto turístico de paragem obrigatória para quem se dirige de Luanda à Barra do Cuanza ou às praias do Cabo Ledo.
Este foi o cenário do filme “O Miradouro da Lua” do realizador português Jorge António, a primeira co-produção cinematográfica luso-angolana, rodada em 1993 e que obteve o prémio especial Realização no Festival de Gramado, Brasil. Centenas de turistas, angolanos e estrangeiros, afluem todos os dias ao Miradouro da Lua.
Fique algum tempo, aproveite a vista desta bela paisagem, e assista ao pôr-do-sol ante de seguir caminho. É uma experiência única!
Morro do Moco no Huambo
Na provincia do Huambo, no meio da floresta verde e das pequenas vilas, encontra-se o ponto mais alto de Angola, o Morro do Moco. É um ponto proeminente do Planalto Central de Angola.
Com 2620 metros de altitude e 1510 de proeminência topográfica, que correspndem a 85 hectares, o Morro do Moco conserva muitos e valiosos recursos minerais e da fauna que, fazem dele um lugar de referência no país e é a preferência de muitos turistas.
É um bom Lugar a sugerir para os praticantes de rappel. Para além disso, as encostas do Moco estão cobertas pelo verde da floresta de montanha típica desta região de Angola. Possui um rico ecossistema que conserva várias espécies de aves locais. A paisagem também convida para ornitologia e à canoagem.
Localização
O Moco localiza-se perto da fronteira entre as províncias do Huambo e Benguela, a 10 km da estrada Huambo-Lobito, perto da vila de Ussoque. O acesso ao monte faz-se através de um caminho que se encontra a cerca de 500 metros a leste da vila e que deve ser percorrido apenas com um veículo de tracção às quatro rodas.
O Morro do Moco é considerado como uma das 7 maravilhas naturais de Angola por possuir diversos atributos incríveis, associado ao facto de ser o ponto mais alto de Angola e pelo magnífico ambiente de turismo que proporciona aos milhares de visitantes que buscam por lazer, diversão e aventura. Portanto, se estiver no planalto central visite e desfrute dos encantos desta obra da natureza.