A gastronomia angolana é diversicificada e inclui sabores autênticos que proporcionam uma maravilhosa degustação.
Quando viajamos para um país diferente, a nssa curiosidade é experimentar a sua comida. E em Angola encontramos uma variedade de pratros de pratos típicos que pintam uma gastronomia com texturas e ingredientes diferentes que resultam em sabores sensacionais que criam saudades para voltar a visitar o país.
No geral a comida Angolana tem influências da comida Portuguesa e da Brasileira devido à forte interação e contexto histórico com estes países. Nos últimos anos a culinária Angolana tem recebido também bastante influência de comidas de vários outros países do mundo de maneiras a confortar os visitantes.
Os ingredientes principais da gastronomia angolana incluem farinha, feijão, arroz, peixe (e algum marisco), carnes, frango e alguns vegetais como a jimboa, a rama da batata doce, a batata doce, a banana-pão, tomate, cebola, okra. No entanto, como em todas outras cozinhas, a gastronomia angolana tem os seus ingredientes trunfos que lhe garantem uma receita única. Destes ingredientes fazem parte a Kizaca, a Mandioca, a Jinguba, a Farinha Musseque (feita de mandioca) e sem esquecer o tradicional funge (feito de farinha de milho e mandioca).
Pratos Principais da Gastronomia Angolana
1. Mufete
Um dos principais pratos típicos de Angola é o mufete de peixe. O mufete é uma combinação de peixe fresco grelhado, feijão com óleo de palma, banana-pão cozida, batata doce cozida, farinha de mandioca e o molho de mufete (molho com cebola, tomate e pimenta picados, limão e azeite).
Se estiver em Angola, o melhor lugar para comer mufete é na Chicala. Este lugar é uma opção turística na baía de Luanda, onde vai encontrar as melhores opções para degustar um bom Mufete.
2. Muamba de Galinha
A muamba de galinha é um prato saboroso nacional de Angola. É feito com galinha cozinhada de forma lenta, com quiabo e pasta de jinguba ou de dendém. É cozido durante cerca de uma hora e servida com funge. O molho desta espécie de estufado tem um sabor único que nos faz contemplar da boa maneira o momento e o espaço.
A Muamba é também o prato servido em alguns países vizinhos de Angola como o Gabão e o Congo.
3. Calulu de Peixe
O Calulu é um prato que realça o sabor do peixe. É feito a partir de peixe grosso fresco e seco, quiabo, beringela, tomate, rama de batata doce ou jimboa e óleo de palma. É normalmente servido com funge e feijão em óleo de palma. Algumas pessoas servem com arroz, mas a experiência não é a mesma.
Este é o tipo de prato ao qual as pessoas sempre adicionam algo como tempero ou sabores fortes para torná-lo único. Em outros casos o Calulu também pode ser feito de carne e é um prato que faz parte da gastronomia de São Tomé.
4. Fumbua
A fumbua é um dos pratos mais consumidos na zona norte de Angola. É feito a partir de folhas que são coletadas na floresta e são muito ricas em vitaminas. Pode ser encontrado em restaurantes, mas é vendido principalmente nas ruas. É cozido com água fervente e sal, óleo de palma, jinguba torrada e temperos. É muito saboroso, principalmente quando servido com funge.
5. Cabidela de Galinha
A cabidela é um prato que tem sido amplamente adotado pelos angolanos. É feito com aves e geralmente frango. A particularidade do prato é que o sangue de galinha é adicionado quase no final, misturado com vinagre. Esta mistura dá uma cor marrom ao prato que lhe proporciona um sabor diferente de uma galinha preparada de forma normal.
E para refrescar e complementar esses saborosos pratos, como sobremesa local lhe sugerimos a Mousse de Múcua.
A múcua ou múkua é a fruta do Imbondeiro, mas é um fruto com uma casca muito dura, um pouco parecido ao coco nesse sentido. Dentro do fruto estão as sementes, que estão cobertas com uma espécie de pó branco. Este pó é a polpa do fruto, que é usado para produzir sumo, gelado, e mousse.
A musse de múcua é tão deliciosa e nutritiva que o fruto em si agora é exportado para outras partes do mundo. É rico em vitaminas e cálcio, e também ajuda a reduzir o açúcar no sangue. Muitas vezes é recomendado para aqueles que sofrem de diabetes.
Se o destino for Angola, não hesite em experimentar essas maravilhosas opções de pratos típicos da gastronomia angolana, garantimos que vai ser uma experiência única que lhe dará vontade de voltar a repetir.